Edições anteriores
-
Indicadores Sociais - Números para entender a realidade e definir caminhos
v. 23 n. 1 (2005)Esse número apresenta um panorama abrangente das ações, programas e estudos voltados ao desenvolvimento socioeconômico do estado do Piauí, com destaque para a valorização do funcionalismo público, por meio da implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários; e a execução de projetos estratégicos como o diagnóstico do setor mineral e o levantamento do sistema de transporte de passageiros. A publicação também evidencia o compromisso com indicadores sociais como ferramenta de planejamento, discutindo sua importância, limitações e potencial de transformação da realidade local, além de destacar ações de saúde ocupacional, políticas voltadas à juventude, como o programa COM Vocação, e a expansão da produção agrícola, especialmente da soja nos Cerrados piauienses.
-
Patrimônio Cultural Imaterial
v. 24 n. 1 (2007)Este número reúne uma variedade de matérias sobre ações governamentais no Piauí e temas sociais, econômicos e ambientais. A execução de projetos voltados à mineração e transporte de passageiros, a participação do estado em programas sociais como o Selo UNICEF e o Fome Zero, a valorização dos servidores por meio de planos de cargos e programas de saúde. O documento também aborda a produção crescente de soja nos Cerrados piauienses, a relação econômica com a China, o uso de indicadores sociais no planejamento público e um debate sobre a política econômica nacional e o rompimento com o FMI.
-
v. 25 n. 1 (2009)
A revista Carta CEPRO tem como tema central a pobreza no meio rural, com foco especial no estado do Piauí. A publicação discute a complexidade da pobreza, abordando-a de forma multidimensional – econômica, social, cultural e subjetiva – e destaca os desafios enfrentados pelas populações rurais. O principal destaque da edição é o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), executado no Piauí pela Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural (CCPR), que visa melhorar as condições de vida das comunidades por meio de projetos comunitários voltados à infraestrutura, produção e inclusão social. São apresentados resultados concretos como a implementação de sistemas de abastecimento de água, eletrificação rural, unidades produtivas, além de ações de capacitação, parcerias com ONGs e programas governamentais. A publicação também traz reflexões sobre a importância da participação das associações e conselhos municipais na gestão dos projetos e no controle social dos recursos, além de relatos de experiências bem-sucedidas que mostram como o fortalecimento da organização comunitária pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e a emancipação de famílias da dependência de programas sociais como o Bolsa Família.
-
v. 28 n. 1 (2016)
A Carta CEPRO reúne reflexões e análises sobre temas relevantes ao desenvolvimento regional, com foco especial no Nordeste e no estado do Piauí. O ensaio de abertura discute o padrão de atuação federal nos territórios entre 2000 e 2015, evidenciando sua estrutura e impactos na região. Os artigos abordam questões como a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos municípios piauienses, a gestão de resíduos sólidos no Brasil e no Piauí, e a representação da mulher negra na literatura. Também são analisadas as cheias de 2009 no Piauí, o geoturismo no Parque Nacional de Sete Cidades, e o potencial agrícola de Tauá (CE) para o cultivo de mamona. A edição inclui ainda um documento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando o compromisso com a sustentabilidade e a equidade.
-
60 Anos de Planejamento
v. 28 n. 2 (2016)A Revista Carta CEPRO v.28-n.2 apresenta uma análise objetiva da evolução do planejamento no Piauí, com base na sistematização de documentos históricos que orientaram o desenvolvimento econômico do Estado. A publicação destaca o papel da CODESE como marco inicial do planejamento, culminando na criação da SEPLAN. Comemorando os 60 anos de planejamento estadual, o texto evidencia o amadurecimento da gestão pública, que substituiu a improvisação pelo planejamento estruturado. Destacam-se instrumentos legais como o PPA, a LDO, a LOA e os planos, como o PLANAP e o PDES 2050, voltados à atração de investimentos e ao desenvolvimento sustentável. Esta edição resgata esse processo histórico e reforça a importância estratégica da Fundação CEPRO na produção de estudos e suporte técnico à formulação de políticas públicas, bem como o papel essencial da CEPRO na produção de dados territoriais.
-
Produção Social do Espaço, Território e Federação
v. 29 n. 1 (2017)Este número apresenta análises sobre políticas públicas estaduais, como o Programa Mais Educação e iniciativas de Economia Solidária. Inclui também o artigo sobre a Força-Tarefa de combate à corrupção e o ensaio teórico sobre a “produção social do espaço” e sua relação com o federalismo. Destaca-se ainda a nova seção “Memória”, voltada ao resgate histórico do planejamento público no Piauí, iniciando com a trajetória da CEPRO e o registro bibliográfico de seus 45 anos de atuação.
-
30 Anos de Plano Plurianual
v. 29 n. 2 (2017)A Revista Carta CEPRO 29.2 apresenta a evolução dos Planos Plurianuais (PPAs) do Piauí entre 1992 e 2019, evidenciando os avanços no planejamento estadual. Esta publicação ressalta o processo de modernização do sistema de planejamento como instrumento estratégico para o desenvolvimento sustentável. Esta edição ganha relevância especial no contexto de elaboração do PPA 2020–2023, ao recuperar experiências anteriores, incentivar a regionalização e fortalecer a participação popular, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e com o compromisso de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.
-
v. 30 n. 1 (2018)
O v.30, n.1 da Carta CEPRO reúne artigos técnico-científicos inéditos, selecionados por chamada pública, que abordam aspectos socioeconômicos e ambientais do Nordeste, com ênfase no Piauí. Os trabalhos foram elaborados por pesquisadores de instituições acadêmicas e científicas, com apoio da FAPEPI por meio de bolsistas: Os temas tratados incluem políticas públicas no estado, com destaque para os Conselhos Estaduais, o papel do agronegócio e a modernização agrícola no Cerrado, bem como a implantação de parques eólicos no litoral piauiense e seus impactos socioambientais, além da importância da geoconservação e da preservação dos processos naturais da paisagem.
-
v. 31 n. 1 (2019)
O v.31, n.1 da Carta CEPRO reúne artigos inéditos que discutem aspectos econômicos, históricos e sociais do Piauí sob diferentes perspectivas. Entre os destaques estão reflexões críticas sobre a atuação do Estado capitalista e sua relação com o mercado, com foco nos vícios públicos e nas virtudes privadas defendidas pela ortodoxia econômica. Também são abordados temas como a influência econômica da Universidade Estadual do Piauí na cidade de Parnaíba, os impactos da acumulação moderna no cerrado piauiense, o início da regularização fundiária no estado e os desafios da gestão pública territorializada com participação da sociedade civil. A publicação oferece uma visão analítica sobre as transformações econômicas e políticas que moldam o desenvolvimento regional e nacional, evidenciando os conflitos ideológicos e institucionais que permeiam as políticas públicas e o papel do Estado.
-
v. 31 n. 2 (2019)
O v.31, n.2 da Carta CEPRO apresenta uma coletânea de artigos que abordam temas relevantes para o desenvolvimento do estado do Piauí, com destaque para a democratização da comunicação e o acesso à internet, analisando o panorama da inclusão digital sob a perspectiva da Economia Política da Comunicação e os objetivos da Agenda 2030 da ONU. Também são discutidas a evolução econômica do estado, os desafios para sua recuperação e modernização, o funcionamento dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas como instrumentos de fortalecimento da democracia participativa, o papel dos eventos turísticos no desenvolvimento local, e os impactos socioambientais da extração de materiais para a construção civil. A revista ainda apresenta um índice completo dos artigos publicados na revista desde 1974, facilitando a consulta e pesquisa por temas específicos.
-
v. 32 n. 1 (2021)
A revista CARTA CEPRO, v. 32, n.1, “Coletânea de artigos” é uma reedição de estudos e pesquisas de referência nos temas apresentados, e marca a trajetória dos pesquisadores da Fundação CEPRO e de outras Instituições com suas contribuições nos estudos socioeconômicos do Piauí.
-
Coletânea de Artigos
v. 32 n. 2 (2021)A revista CARTA CEPRO, v. 32, n.2 “Coletânea de artigos”, é uma reedição de estudos e pesquisas de referência nos temas apresentados e marca a trajetória dos pesquisadores da Fundação CEPRO e de outras Instituições com suas contribuições nos estudos socioeconômicos do Piauí.
-
v. 33 n. 1 (2022)
A revista apresenta estudos e pesquisas, artigos científicos e outros textos relevantes ao contexto da crise gerada pela pandemia do Novo Coronavírus e das graves consequências no mundo, no Brasil e no Piauí. Os artigos e demais textos abordam temas da realidade nordestina e/ou piauiense no contexto da COVID-19.